Artigos sobre: Primeiros passos

Como bloquear um período para alterações?


O que é o bloqueio de períodos?


Em contas empresarias, é possível bloquear um período para que não seja possível editar, excluir ou criar transações marcadas como pagas.


Essa função é útil para que não ocorra alterações acidentais ou incorretas em um período que já foi conciliado por alguém da empresa, economizando tempo e evitando que uma nova conciliação seja necessária para encontrar a alteração acidental / incorreta.


Quem pode bloquear / desbloquear um período?


  • Usuário gerente da conta (padrão)
  • Usuário convidado que tenha a permissão Bloqueio de períodos concedida


Acessando a tela para bloquear / desbloquear períodos


  • Clique no botão Configurações
  • Clique na opção Bloquear período


Bloquear um período


  • Preencha a Data inicial e a Data final que deseja bloquear
  • Clique em Confirmar bloqueio


Dica: no exemplo abaixo foi utilizada como Data inicial uma data bem antiga, para bloquear toda a movimentação passada da empresa.



Desbloquear um período


  • Clique no botão Remover bloqueio



O que ocorre após o bloqueio de um período?


  • O sistema não permitirá edição, exclusão ou criação de itens dentro do período que está bloqueado, em todas as telas onde isso seria possível.


Exemplo na tela Transações:



Exemplo na tela de Busca:


Atualizado em: 20/01/2025

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